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Dissertação (mestrado ppgasmuseu Nacional, 1986.
Estudos Afro-Asiáticos (14 Rio de Janeiro, 1987,.54-84.
Depois do período de residência na Casa dos Solteiros, um elaborado e complexo cerimonial - que culmina com o ritual de perfuração de orelhas - transforma os meninos pré-iniciados em adultos iniciados.
Os governos federal e estadual alinham-se no apoio ao agronegócio, em especial à forma de cultivo da soja, que utiliza pesadas doses de agrotóxicos e fertilizantes químicos, o que vem levando ao desmatamento de áreas que protegem as nascentes dos afluentes do rio das Mortes.
Esses problemas resultam, em parte, da mudança do padrão de vida seminômade ao sedentarismo.Cadernos Pagu (15 Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2000,.271-296.Razões de estado na África do Sul."Raça sexualidade e gênero na construção da identidade nacional: uma comparação entre Brasil e África do Sul.Sabe-se cita um ciegas 32 de casos em que, para disponibilizar terras à produção capitalista, autoridades alteraram mapas e atestaram a ausência de habitantes indígenas.Ou seja, quando os wapté pré-iniciados entram na Casa de Solteiros e formam uma nova classe de idade por exemplo, a dos Hötörã, seus padrinhos serão os membros da classe de idade Sadaro que já passaram para a categoria de idade jovens-adultos chamada ipredupté.Imensas extensões de monocultivo agrícola de início, sobretudo arroz de terras altas; mais recentemente, soja foram implementadas pelos fazendeiros, que também desmataram vastas áreas de cerrado com vistas à criação de gado.Raça como retórica: a construção da diferença.



Trajetória Educacional e Realização Sócio-Econômica das Mulheres Negras.
Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, vol.24, n1, 2002,.5-14.
Uma Análise das Políticas de Enfrentamento ao HIV/Aids na Perspectiva da Interseccionalidade de Raça e Gênero.
Links, barbosa, Regina Maria; facchini, regina.
Ao final de 1981, seis terras xavante haviam sido demarcados: Areões, Pimentel Barbosa, São Marcos, Sangradouro, Marechal Rondon e Parabubure.Febrônio Índio do Brasil: onde cruzam a psiquiatria, a profecia, a homossexualidade e a lei.Estudos Afro-Asiáticos (20 Rio de Janeiro, 1991,.101-119 Links stoler, Ann Laura Stoler.a violência letal contra travestis no município do Rio de Janeiro.In: maggie, Yvonne; rezende, Claudia Barcellos (org.).





O ato administrativo que, em 1999, transferiu a responsabilidade pela saúde indígena da Funai à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) não melhorou a situação.

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